Após o processo de Beneficiamento que ocorre logo após a colheita das sementes, onde ocorre a eliminação das impurezas, das sementes de outras espécies ou cultivares, ou mesmo da espécie ou da cultivar, que por ventura apresentem características indesejáveis e por fim permite a separação em frações mais uniformes (Carvalho & Nakagawa, 2000), os lotes são encaminhados para o laboratório de análise de sementes para a realização de analises prévias, tais como pureza, peso de mil sementes e o teste de Tetrazólio, sendo este último considerado o de maior importância nesta fase.
Com a retirada de todas as impurezas, a qualidade física do lote é melhorada e, consequentemente, melhora também a qualidade fisiológica, já que são retiradas todas as sementes mal formadas e danificadas.
A realização de análise prévia em lotes de cereais é de extrema importância a fim de se conhecer a qualidade fisiológica das sementes, bem como conduzir o armazenamento de forma adequada, evitando assim perdas significativas da qualidade fisiologica do lote em questão. O TESTE DE TETRAZÓLIO é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes. Nesse teste as sementes são embebidas em uma solução incolor de 2,3,5 trifenil cloreto ou brometo de tetrazólio, indicadora do processo de respiração, sendo assim o teste de tetrazólio é uma excelente alternativa, pois através da interpretação correta do teste, pode-se determinar o número de sementes viáveis em um lote, ou seja, a porcentagem de sementes que encontram-se vivas no referido lote, já que nesta fase (pós- colheita) os cerais apresentam dormência, não apresentando bons resultados no teste de germinação neste período, mesmo utilizando os métodos de superação de dormência indicados pelas Regras de Análises de Sementes (RAS).
Para a cultura de Azevém (Lolim multiflorum) o teste de tetrázolio pode ser utilizado para a emissão do BAS, de acordo com a IN 44 de Dezembro de 2016, não sendo necessário a realização do teste de germinação para esta espécie. O que se torna um grande aliado dos produtores de semente principalmente pela rapidez com que o teste é realizado.
Conhecer a qualidade fisiológica dos lotes é de extrema importância para um bom estabelecimento da cultura na lavoura.